9 de fevereiro de 2017

Ghost-writer: descubra o que esse profissional faz

E será que você precisa de um ghost-writer?

Por admin Em Escritatório, Ghost-writing

      Ghost-writer é a mesma coisa que autor? Se eu contratar um ghost-writer eu deixo de ser escritor do meu livro? Essas dúvidas são muito comuns, porque a profissão de escritor foi muito romantizada ao longo dos anos. A maioria das pessoas ainda imagina um autor de um livro como um mestre das palavras que passa muitas horas sozinho tecendo um texto que é necessariamente uma obra de arte inigualável, inalcançável. Digamos que você seja um pesquisador brilhante da área de física, o seu último trabalho foi tão interessante que existe uma editora interessada em transformá-lo em livro para o grande público. Para isso, ele precisará abandonar a metodologia científica na qual está escrito e ter narrativa, ritmo, fluência e muita coesão. Tudo parece maravilhoso, o único problema é que você é um cara de exatas! Odeia escrever e apenas escreve para poder registrar o que fez, sente arrepios só de pensar nos longos parágrafos. E agora?

Se a criação de texto fosse tão romântica assim um especialista em números que odeia escrever simplesmente ficaria sem livro. O mesmo se passaria com muitos grandes empresários, que têm muito a ensinar, com médicos, cientistas, pesquisadores. São caras que, em geral, não entendem de comunicação escrita, sofrem muito para escrever e vão desperdiçar muito tempo e dinheiro escrevendo (e ainda com um resultado duvidoso).

Se um dono de empresa ganha milhares de reais por hora trabalhada, imagina o quanto não desperdiça de dinheiro enquanto enrola para conseguir iniciar um capítulo? Mas, por outro lado, quando esse mesmo empresário está em uma palestra ou reunião se comunica verbalmente muito bem, é um grande professor. Um livro fará dele uma pessoa conhecida e levará a sua mensagem para lugares onde ele (ainda) não chega, mas ele precisa escrever as 200 páginas correndo o risco de passar vergonha com um resultado de texto mal organizado, mal escrito e que vai sair com anos de atraso?

Ghost-writer é o escritor especialista, que sabe escrever sobre qualquer assunto, organiza ideias, faz pesquisa, comprova sua tese e ajuda o seu conteúdo a tomar a forma que ele precisa ter para ser absorvido pelo leitor. Não se sinta um autor fajuto se precisar de um ghost, porque o papel dele é tirar todo o conteúdo de você, com entrevistas e pesquisas no seu material, e fazer com que a obra tenha a sua voz e o seu conteúdo. Por mais criativo que o ghost seja, ele é um especialista em texto e não conseguirá criar um grande texto se você não fornecer material para tanto.

E se você terminou esse artigo com a pulga atrás da orelha e com vontade de conversar com um ghost-writer pessoalmente para falar do seu livro e esclarecer suas dúvidas, já sabe: clique aqui e fale com a gente!

Deixe um comentário